quarta-feira, 25 de agosto de 2010

É hora de criar!

Sentada com lápis e papel na mão [arcaico? Gosto da sensação de sentir o lápis correr e em cada traço uma letra formar, cada palavra e assim uma frase, pensamentos expostos].

Sem idéia do que fazer, pensar, dizer. Menta vazia, incapaz de propor qualquer assunto. Falta criatividade, falta discernimento, falta habilidade, falta de escolha, e por aí vai.

Processo criativo acabou!

Uma vez disseram-me que não existe período de falta de criatividade, que não há isto de não ter o que escrever. Ócio. Aaaahhh o ócio! Como é bom folgar, estado de inércia, ver o tempo correr sem nada fazer ou se preocupar com coisa alguma. Aproveitar as coisas fúteis da vida, um filme idiota, uma novela pior ainda, programas sem bom senso algum. Errado, detesto isto. Como é horrível querer criar e nada ‘surgir’, esboçar um sentimento qualquer e parar por ali, querer seguir, terminar o que começou e.... “fim da linha”.

Mas será que o que existe é uma falsa preguiça de criação ou pior, de querer criar. Acho que seria a vontade de criar, de dispor as habilidades para algo, seja o que for, material, intelectual, cultural. Mas o que leva uma pessoa a não querer criar, não dispor seu tempo para algo ‘útil’ (e mesmo que não seja útil, pelo menos que não seja estúpido [e é claro que neste caso o ‘lazer’, é algo a parte]).

Parece que uma das ações que gera tal conseqüência de ocupar-se seja com o que for, ou nem sequer dar o trabalho de fazê-lo (e creio que não se deve confundir a criação/processo criativo com ‘labuta’, mesmo que faça o que gosta, pois apesar de fazer viver da profissão escolhida por conseguir prender-se a ela e dizer ‘gosto do que faço’, em todas as área sempre tem aquele ‘que saco, mais um dia de trabalho’) é o fato de durante a vida [e por favor, se acha que não é assim, que tenha vivido ou visto de modo diferente, comente :D] nunca nos fora aconselhados a fazê-lo. O que mais se vê é o clássico ‘vai lá ver televisão’, afinal, é tão fácil, ligar a TV e deixar o resto por si só [acho que eu tenho mesmo birra com a televisão] e não qualquer palavra de incentivo ou indução para algo ‘menos difícil’.

Todo dia somos apresentados a diversos modos de vida, seja como e qual for e isto interfere em nos mesmos e noutros sem sequer percebermos. E é óbvio que cabe a cada um separar lazer de outras atividades, separar o ‘querer’ do ‘dever’, ninguém pode dizer o que fazer quando o tempo é seu, quando é livre para escolher, mas cabe a cada um saber que certas escolhas refletem em si mesmo e naqueles ao redor mais do que pensamos, então invente, crie, permita-se, não pense com os olhos.



Ps.: Mas não faça como eu, que no meio do filme no cinema procurou caneta e papel pra escrever uma idéia! [Poxa eu ia esquecê-la se não anotasse].


FaBeer

Um comentário:

  1. Fabelha minha amiga! Criatividade e escrever algo são coisas diferentes,no meu ponto de vista, eu sou criativo, porém me pego escrevendo sobre coisas que ja existem! onde está a criatividade em ver algo escancarado ai pra quem quiser ver? ontem fiquei ouvindo queen, ai peguei um lápis e escrevi um texto sobre rock! putz! ficou bom! mas ai as músicas do queen q eu tinha acabaram, eu peguei o papel, fiz uma bolinha e joguei na lixeira, não sei pq fiz isso, não sei se tive preguiça de digitar o texto, mas pra que postar? fiz um sobre educação agora, não tem 20% do que eu queria falar...FOCO!!FOCO!!!... eu me contrario agora e digo, não sou criativo, sou um papagaio alfabetizado...fico triste com isso, citei até John Locke no meu texto, que puta lapa de merda eu sou...[agora to pensando se apago esse comentário ou não, irei conversar no msn, na loca darei um Alt+tab e decidirei se posto ou não], pensei ..pensei, mudei uma questão no começo e cheguei a conclusão, é difícil criar, mas nosso papel, de bodegueiro, é formar uma opinião e esperar que alguém entenda, opine ou nos de um norte diferente...sei la! escrever é difícil,fica marcado la, o interessante é ler anos depois e ver como mudamos ou continuamos iguais, não só eu, mas como a sociedade "foi","é" e "será"...

    ResponderExcluir