quinta-feira, 29 de julho de 2010

Quem decide o que é notícia?!

Dezenove horas, horário do telejornal. Sentam-se todos em frente ao aparelho televisor para saber o que acontece mundo afora. Fatos em outros países, no Brasil, nos estados e cidades, vê-se a cotação da moeda, operação da bolsa, dicas de beleza (seguido de um sorriso alegre da apresentadora ou apresentador, é claro), economia, esporte, este sempre focado no futebol, sem falar das extensas reportagens, as ditas manchetes.

É claro que hoje, fontes de notícias estão em todos os lugares, e digo que a minha preferência é a internet [nem precisava afirmar isto, mas tudo bem] e o principal motivo, a liberdade de escolha dos assuntos e das fontes. Porém, a notícia falada, o telejornal, ainda é o mais preferido da população [de onde eu tirei isto? Bom, não precisa de pesquisa pra ver que é fato].

Nota-se que a era agora é a da liberdade de expressão, poder falar o que quer e quando quer, prova disto é a imensa quantidade de blog de praticamente tudo que se possa imaginar. E como é de se pensar nem sempre foi assim, a própria historia brasileira tem capítulos onde querer dizer o que pensa era significado de, para alguns, muita coragem, mas para outros, burrice e loucura e medo.

Agora pensando, algumas perguntas surgem, como ‘qual a importância de uma determinada noticia? Se muito do que acontece em algum lugar, já aconteceu ou esta acontecendo em outro?’ [Pode até dizer que estou viajando demais, mas já nesta questão, creio que parte desta resposta seja a própria população, pois ninguém é eterno, coisas acontecerão de novo, mas sempre com algo diferente, entre outroo].

Bom, pensando nisto tudo, em todas as perguntas que poderiam ser feitas volto-me a pergunta principal: Quem decide o que é notícia?

Pereira Jr, 2005, escreve que ‘os noticiários televisivos ocupam papel relevante na imagem que as pessoas constroem da realidade’, já que pelos meios de comunicação descobre o que não acontece logo ali na esquina e pode ver o mundo. O que me leva a pensar que será que pessoas são induzidas a sempre acreditar naquilo que vê?! [sim, pergunta retórica]. Apesar dos telejornais, sites destes mostram as mesmas noticias exibidas na televisão e logo ao lado, escondidinho, encontram-se colunas sobre variados assuntos, porém não menos importante que aqueles de destaque. Sem dizer dos jornais impressos (quase sempre veiculados às emissoras) que também relata as mesmas noticias e outros fatos nos mais logo ali, no canto ou no fim da sessão.

Alguns outros pontos importantes é que a notícia é pura e simples a ponta de um imenso iceberg. Emissoras que tendem a informar, nem todas é claro, também tendem a manter outros patrimônios, como hotéis, condomínios, fazendas e não se fixar em apenas um canal, diversificar os estilos de noticias e programas.

Pensar também no lado do profissional do meio, faz o que gosta e há a necessidade do trabalho [é preciso mesmo? Eu creio que sim]. Entre muitos que nos apresentam o acontecimento agora, há vários que correm pelas laterais sempre buscando relatar fatos menos ‘importantes’ que sempre ficam para a última página ou bloco [e creio serem os mais interessantes], além de blogs e revistas entre outros.

Agora me pergunto, do que adiantou tanta briga pela liberdade de expressão dos meios de comunicação, sendo que muitos destes, antes adeptos a tal causa agora resolver exibir apenas algumas ‘noticias’?! É, tem coisas que eu me esforço, mas muitas vezes prefiro nem entender.


FaBeer

Nenhum comentário:

Postar um comentário