quarta-feira, 21 de julho de 2010

Opinião, cada um tem a sua!

Até onde vai a nossa capacidade de interferir na escolha alheia?! Seja qual for ela!

Quem nunca passou pela situação de ter sua escolha, e muitas vezes o gosto (e creio eu que é o mais acontece) apontado como algo ruim?! Eu particularmente acho que estou no topo desta lista (e acho que isto se deve ao fato da minha cor favorita ser alaranjado). Certa vez, preparando-me para sair, horas pensando no que vestir (coisa de mulher) e ao estar pronta, alguém vira e fala “Mas você vai sair assim?!” e eu na mais paciência que tenho respondo alegremente “Sim” porém, não satisfeita com a singela resposta ainda incremento “Por que, algum problema?”

Certo, mas fato é que isto não apenas acontece ao fazer escolha de roupas, calçados, lugar aonde ir, filme para ver. Acontece também com escolha ‘não-materiais’, escolha feita por você sobre o que você sente, uma atitude a tomar sobre qualquer coisa. Assim, vou além, entrarei no fato de escolhas e ‘princípios’, aqueles que interferem na vida em si, nos caminhos e atitudes.

Pensando no oposto, que atire a primeira pedra quem nunca teve vontade de dizer algo sobre um pensamento alheio! Muitas vezes acontece sem querer, quando se percebe já falou e pronto, parecer lançado. O real problema vem depois (já até consigo imaginar quando não dei conta do que estava fazendo e ao dizer algo, aquele olhar que nem precisa de palavras me encarava), acontece é claro, mas com o passar do tempo aprende-se a ficar quieto e só ouvir e se quiser falar perguntar ‘ei, posso falar?’.

Pelo lado de detestar o fato de alguém impor opinião sobre algo que EU acho que deve ser de tal modo, não seria de se pensar em saber de outras opiniões, outros pontos de vista?! De pessoas que se conhece há muito e que muitas vezes parece saber melhor de nós mesmos. É claro que não há de querer uma segunda opinião para tudo, mas é fato que sempre há um detalhe que quase nunca vemos e quem esta de fora, na maioria das vezes, o enxerga. Porém não se pode criticar, afinal, estamos cercados de pessoas que querem ajudar. O problema esta mesmo quando se torna insistente e por mais que se diga ‘alô, não precisa mais, entendi’, a ficha não cai, alguém sempre vai continuar falando e por educação você continua ‘ouvindo’.

Sempre que a sua idéia sobre algo muda de forma a fazer o seu caminho mudar, ou apenas fazer um retorno pra ter certeza do que quer, com certeza alguém vai interferir, alguns vão discordar, dizer que é loucura, alguns nada farão por achar que sobre sua vida quem sabe é você, outros já serão mais práticos e apenas dirão o que acha uma única vez e de forma sucinta, afinal, vivemos em uma via de mão dupla.

Gosto deste pensar, do fato que cada um tem ideias distintas sobre a mesma coisa, diversidade. Não dá pra imaginar todos com a mesma opinião sobre tudo (se assim fosse, perderia a graça, já que a beleza esta na enorme diferença), no máximo algumas similaridades. É difícil saber quando interferir, e isto jamais deve ser feito em demasia, é fato que faz parto do ser humano querer opinar, mas não seria melhor antes pensar?! Nem todos têm esta ‘visão’, que a maioria gosta do que escolheu para si, afinal se quisesse algo já teria perguntado! Um dia, quem sabe, cada um fará o que achar melhor somente para si, mas acho que ainda vai demorar muito tempo até isto acontecer.


FaBeer

2 comentários:

  1. Fabee(BiIiIi!) isso é um assunto para muita "Beer", talvez como um punk eu responderia: Tudo culpa dessa sociedade neocapitalista, e todos os "Neo" possíveis onde a hipocrisia reina junto ao consumismo! Porém não sou punk! Adoro Legião Urbana, e la vai uma musiquinha que venho cantando muito no banheiro, to ficando até bom!
    Legião- Mais do Mesmo!

    "Bondade sua me explicar com tanta determinação
    Exatamente o que eu sinto, como penso e como sou
    Eu realmente não sabia que eu pensava assim
    E agora você quer um retrato do país
    Mas queimaram o filme..."

    ResponderExcluir
  2. Precisamos elogiar mais e criticar menos, agradecer mais e reclamar menos, viver mais suavemente e cobrar menos das pessoas. A questão é que em vez de expor idéias queremos impor idéias. As vezes na vontade de ajudar ao próximo porque confiamos sobre nossas interpretações sobre nossas vidas, prejudicamos ao próximo, porque muitas das vezes pelo nervosismo do dia a dia resolver os nossos problemas ficaram mais difíceis porque nao tomamos controle no palco da nossas vidas, ficamos nos bastidores e nem percebemos, os pensamentos estão distorcidos, o que ajuda a tornar protagonista da própria história é nos apoiar em nós mesmos e não interfirir drasticamente nas opiniões, idéias, de outros.
    Faaaa está prosperando muito aqui. Adorei!
    Lembre-se, seja perseverante.
    Bjoooo

    ResponderExcluir