quarta-feira, 14 de julho de 2010

Quem é inteligente?

Será que achamos outras pessoas inteligentes porque elas enxergam o que não conseguimos e entendemos ou porque concordam com nosso ponto de vista?


Hoje quando tentava solucionar um simples problema, fazer o que era preciso de um modo prático, pensei por diversas vezes em como solucioná-lo. Já cansada e sem solução aparente eis que aparece alguém e eu, sem esperar qualquer reposta útil que fosse, apresentei o problema. Minha amiga, pessoa a quem perguntei, olhou e logo me disse: “Por que você não faz desta forma?”. Aquilo me deixou atônita por uns instantes.

A suposta solução era ótima. E sem ao mesmo pensar em mais nada respondi: “Obrigada. Você é inteligente.”

Porém ao dar esta resposta à minha amiga outra questão começou a despontar em meus pensamentos: Será mesmo inteligência ou só eu achava isto pois vira algo que não vi?
Questionamento me intrigando e eu comecei a pensar. Poderia buscar diversas pesquisas para saber numericamente e, quem sabe, até com precisão, a resposta para esta pergunta. Mas a intenção por trás da questão é ‘quando alguém é mais do que outro?’ (e, por favor, “mais” não é o mesmo que “melhor”). Quando se tem capacidade de realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo e mais, fazê-las com eficiência? Ou realizar algo em tempo recorde? Ou conseguir que um maior número de pessoas lhe dê ouvidos?

São inúmeras as hipóteses a serem levantadas, afinal são inúmeras as perguntas sem soluçai e inúmeras a pessoas que podem respondê-la.

Mas afinal, é possível saber quem é ou não mais inteligente? Eu creio que não, pois ninguém sabe tudo, não há ser humano que detém todo o conhecimento uma vez que este é contínuo e como também muitos conceitos podem e são alterados ao longo do tempo. Logo, pode-se dizer que uma das definições de inteligência (e, creio eu, ser uma das mais importantes, senão a mais) é o simples fato de dividir o problema. Mesmo depois de pensar e pesquisar, não abandonar a questão em si, questionar seja a quem for e ouvir o questionado.


FaBeeR

8 comentários:

  1. Acredito que ser inteligente é utilizar do seu tempo, que realmente é precioso, com a maior habilidade, é ter vontade de ser feliz hoje e ser.

    ResponderExcluir
  2. FaBeeR, gostei do nick, apesar de não condizer com a verdade rsrsrsrs.

    e como sempre abordando temas polêmicos, né moça?

    quanto a ser mais ou menos inteligente que alguém, na minha opinião, está diretamente proporcional a uma serie de questões que podem, e vão variar de situação pra situação.

    mas prefiro não julgar as pessoas assim, mais ou menos inteligentes, gosto de "separa-las" em realmente pessoas e animais em evolução rsrsrsrs. mas creio que isso já seja pauta pra outro post.

    sorte e felicidades nessa nova empreitada FaBeeR!

    ResponderExcluir
  3. Querida FaBeer....
    "Porém onde se achará a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência?" Jó 28:12....
    Como vc pode perceber, a pergunta que gerou o seu post é uma das mais antigas do mundoo e, mesmo assim, ainda não se achou uma resposta definitiva para ela e sabe por quê?
    Porque simplesmente não há! A inteligência é a capacidade de aprender, apreender ou compreender algo.
    Diante disso sabemos que há inteligências múltiplas. Às vezes essa amiga que respondeu rapidamente à sua pgta tem um desenvolvimento mais apurado nessa área que vc, assim como vc tb terá inteligências específicas mais apuradas que alguém em outra área..E por aí vai....
    Acredito que a sua conclusão faz parte das inúmeras respostas qua há para essa questão até pq (como vc mesma citou)"nenhum ser humano é detentor do conhecimento já que este é contínuo"...
    Fico muito feliz em saber que agora poderemos dividir pensamentos e momentos!
    Que vc e azamigas sejam muito felizes em seus post's....
    Estarei sempre por aqui!

    Beijinhos e sucesso!!!
    Com carinho.S2

    Suzi.

    ResponderExcluir
  4. fa mto criativo o seu texto...mas fica fazendo eu pensa...hauHAUhuahUHAU...euu acho q naum so tao inteligente....bjos fa

    ResponderExcluir
  5. Aha! Estreiamos, finalmente, o blog o/
    Com um ótimo texto, aliás... ;)
    Beijos Fa

    ResponderExcluir
  6. Oi Fabi,
    Muito bom o assunto levantado, mas não podemos esquecer que a inteligência é uma habilidade inata de todos nós seres humanos e também de outros seres inferiores na escala evolutiva que como nós conseguem a partir de repetições elevar o grau desta habilidade. Apesar de ja ter pensado muito sobre a questão "inteligência", acredito que a principal discussão deveria ser sobre a ignorância, a falta de saber e a falta de conteúdo. Será que queremos ser pessoas ignorantes (neste caso seria burrice)ou devemos sempre buscar o esclarecimento nas diversas esferas do conhecimento e nos tornar filósofos da vida!!???
    Na vida, quando optamos por ser ignorante nos tornamos presas de pessoas de má fé........o melhor é ser precavido.....vamos buscar a iluminação através do conhecimento..... inteligencia é consequência!!!!
    Paz para todos.
    Edu

    ResponderExcluir
  7. Gostei do texto Fabelha,ops..Fabee(O R não quis sair! eheh)!Realmente a definição de inteligência é meio complexa! mas será que ela pode ser medida? minha vó tem até a quinta série, mas ela sabe ,de um jeito q eu com minhas scientific american não conseguem entendender, ler o céu e dizer se vai chover ou não...quanto alguém pode ser inteligente?
    Inteligência não pode ser medida em quantos livros você leu, mas como usou o conhecimento adiquirido nestes livros.
    bjo FaBee(Maldito R que não sai!!)

    ResponderExcluir
  8. Oie!!!!
    Demorei mas vim ler seu texto!!
    É tens razão no assunto, nem sabemos tudo e nem nunca saberemos, o conhecimento é algo que não finda nunca... impossível saber tudo.
    Porém a maior inteligência está em saber ouvir o outro e pesar as respostas.
    Ansiosa pelo próximo post.
    Beijos, Edilene

    ResponderExcluir